17/08/2022 VISTA ALEGRE DO PRATA RECEBE O FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA

Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto

Nesta manhã, dia 17 de agosto, ocorreu em frente a Prefeitura Municipal de Vista Alegre do Prata o evento denominado Corrida do Fogo Simbólico. O fogo chegou ao município conduzido pelo grupo da Associação dos Veteranos e Amigos da Primeira Companhia de Guardas. Na oportunidade, a centelha foi entregue ao prefeito Adair Zecca, que acendeu a pira com o fogo simbólico. A Corrida do Fogo Simbólico é um evento, inserido nas atividades da Semana da Pátria, realizado no Rio Grande do Sul desde o ano de 1938, o qual leva a centelha para o acendimento da Pira em mais de 250 municípios do estado. O “Fogo Simbólico da Pátria” foi criado, como ideia de um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, que procurava o símbolo que representasse o ardor cívico do nosso povo. A escolha recaiu sobre o fogo, elemento cuja descoberta deu início a evolução do homem. Este evento foi organizado pela Associação dos Veteranos e Amigos da Primeira Companhia de Guardas (AVACG), sem fins lucrativos, vinculada à Liga da Defesa Nacional (LDN), a qual estimula o patriotismo, o respeito e o reconhecimento dos símbolos nacionais. A atividade contou com apoio da Brigada Militar de Vista Alegre do Prata que escoltou a comitiva. Participaram do ato, professores, diretores e alunos da Escola Municipal Giuseppe Tonus e Colégio Estadual Monsenhor Peres, buscando incentivar o patriotismo, em comemoração às festividades da Semana da Pátria.